O sistema de arrefecimento dos carros tem a função de manter a temperatura em uma faixa que o motor possa trabalhar em plenas condições. Esse sistema precisa de um líquido refrigerante, que é a água, mas não somente ela.
Os aditivos, aumentam o ponto de ebulição e diminuem o ponto de congelamento da água, o que ajuda a manter na temperatura ideal no sistema de arrefecimento. Além de auxiliarem a manter a temperatura ideal da água que circula pelo sistema de arrefecimento, eles são responsáveis pela proteção à corrosão das peças.
Além de evitar que a água ferva ou congele, o aditivo de radiador (chamado também líquido de arrefecimento) protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento.
Também é importante verificar se existe algum ponto de vazamento no sistema de arrefecimento, que é composto pelo radiador, mangueiras e reservatório de expansão. Já a proporção de mistura de água com líquido de arrefecimento é indicada na embalagem do próprio produto. A marcação deve ser respeitada para preservar ao máximo a durabilidade do sistema – e para não prejudicar o funcionamento adequado do veículo.
A combinação de água e aditivo é bombeada para as camisas do motor, resfriando (por meio de troca de calor) cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas e outros componentes. “O líquido aquecido circula através de dutos e mangueiras e volta ao radiador, onde é resfriado com o auxílio de ventilação.”
Estar atento a essa simples manutenção é ainda mais importante nessa época de aumento gradual da temperatura, por conta da proximidade do verão. É muito comum ver carros parados na estrada por causa de superaquecimento do motor.